Oscar anuncia acordo de transmissão com o YouTube

Oscar anuncia acordo de transmissão com o YouTube

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o YouTube iniciarão a parceria em 2029

As próximas três edições do Oscar continuarão sendo transmitidas pela Disney ABC nos Estados Unidos. A prestigiosa cerimônia de premiação será exibida pela última vez em 2028, ano que também marca o centenário do evento.

O CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Lynette Howell Taylor, disseram em uma declaração conjunta sobre o novo acordo: “Estamos muito felizes em firmar uma parceria global com o YouTube, que será a futura casa do Oscar e de nossa programação anual da Academia.”

Eles continuaram: “A Academia é uma organização internacional, e essa parceria nos permitirá expandir o acesso ao trabalho da Academia para o maior público mundial possível — o que será benéfico para os membros da nossa Academia e para a comunidade cinematográfica.”

Kramer e Howell Taylor acrescentaram que essa nova parceria “aproveitará o vasto alcance do YouTube e enriquecerá o Oscar e outras programações da Academia com oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo que honrará nosso legado”.

A partir de 2029, o YouTube transmitirá a cerimônia ao vivo (Foto: Divulgação)

Além disso, esperam que isso “inspire novas gerações de cineastas e proporcione acesso à nossa história do cinema em uma escala global sem precedentes”.

Enquanto isso, o CEO do YouTube, Neal Mohan, disse: “O Oscar é uma de nossas instituições culturais essenciais, que homenageia a excelência em narrativa e arte. A parceria com a Academia para levar essa celebração da arte e do entretenimento a espectadores de todo o mundo inspirará uma nova geração de criativos e cinéfilos, mantendo-se fiel ao legado histórico do Oscar.”


Quer uma luz no fim do filme?


A história da transmissão do Oscar no Brasil

Se nos Estados Unidos, a primeira transmissão de TV do Oscar aconteceu em 1953, no Brasil foi preciso esperar um pouco mais. A TV Tupi exibiu a cerimônia pela primeira vez apenas em 1970.

Foi apenas a partir de 1974, que a Globo assumiu o comando da exibição do Oscar no Brasil com presença de um correspondente falando diretamente de Los Angeles.

Na cerimônia de 1980, o renomado crítico Rubens Ewald Filho passou a integrar a equipe analisando a qualidade técnica dos filmes concorrentes e comentando os resultados, o que fez por durante uma década inteira. E, então, veio a grande mudança. 

Para surpresa do público, os direitos do Oscar foram comprados pelo SBT, de Silvio Santos, após uma hesitação na negociação com a ABC por parte dos executivos da Globo.

A mudança de casa foi boa, e o Sistema Brasileiro de Televisão promoveu uma ampla cobertura do prêmio em sua programação, incluindo a exibição do tapete vermelho e da cerimônia na íntegra ao vivo, algo que a Globo nunca fez.

A apresentação no SBT ficou primeiramente à cargo do jornalista Boris Casoy, apoiado pela presença ilustre de Rubens Ewald Filho. Nos anos seguintes, o jornalista deu lugar para Marília Gabriela, que ajudou o canal a superar a Globo em audiência em 1996 no momento do anúncio de Melhor Filme em Língua Inglesa. Na época, O Quatrilho, de Fábio Barreto, estava indicado. 

No ano seguinte, o Oscar foi readquirido pela Globo, mas nunca teve a devida atenção da emissora, muitas vezes ficando relegado ao segundo plano na programação.

Por sorte, a TNT também comprou os direitos de transmissão para o Streaming e TV à cabo e vem fazendo um bom trabalho ao transmitir o tapete vermelho e a cerimônia.

Mas, como todos sabemos, isso em breve vai mudar.

confira as datas e ONDE ASSISTIR ao OSCAR 2026

A 98ª edição do Oscar está marcada para acontecer no Dolby Theatre, em Los Angeles, no dia 15 de março de 2026, com Conan O'Brien retornando como apresentador pelo segundo ano consecutivo.

A lista completa de indicados ao Oscar será divulgada em 22 de janeiro de 2026, com transmissão da TNT.

Confira o anúncio oficial da Academia:

Muito além da história

Que você gosta de ver filmes eu já sei, mas já pensou aprender a ler os filmes? Estou falando de detalhes visuais, símbolos e pistas que bons diretores plantam sem você perceber, mas que mudam totalmente o sentido do que você assiste. E só tem um jeito de aprender isso: treinando seu olhar para tudo o que um filme comunica sem dizer. Depois que você aprende a identificar as intenções por trás das cenas, sua experiência nunca mais será a mesma. Interessou, né?

No curso Uma Luz no Fim do Filme, você desenvolve um olhar mais aguçado para extrair o máximo de cada filme. Visite o site e aproveite as condições especiais de lançamento. 🎬

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima