A aguardada shortlist do Oscar 2026 foi divulgada nesta terça-feira (16)
Saiu a shortlist do Oscar 2026 e O Agente Secreto foi pré-indicado em duas categorias na disputada premiação. A lista de pré-indicados ao maior prêmio do cinema mundial foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (16).
O filme estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kléber Mendonça Filho apareceu como concorrente a Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, nova categoria do Oscar que irá estrear em sua 98ª edição.
A shortlist é uma pré-lista, uma seleção preliminar de candidatos que avançam para a próxima fase de votação em categorias específicas do Oscar. A seleção não é ainda a lista final de indicados, mas o conjunto de longas que os membros da Academia devem considerar para as nomeações.
Dentre os filmes mais cotados para aparecer na shortlist estavam: O Agente Secreto, Marty Supreme, estrelado por Timothée Chalamet e Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, estrelado por Leonardo DiCaprio.
Confira os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional:
- Som da Queda (Alemanha)
- Belén (Argentina)
- O Agente Secreto (Brasil)
- Sem Outra Escolha (Coreia do Sul)
- Sirât (Espanha)
- Foi Apenas um Acidente (França)
- De Volta para Casa (Índia)
- O Bolo do Presidente (Iraque)
- Kokuho (Japão)
- Tudo o Que Resta de Você (Jordânia)
- Valor Sentimental (Noruega)
- Palestina 36 (Palestina)
- Late Shift (Suíça)
- A Garota Canhota (Taiwan)
- A Voz de Hind Rajab (Tunísia)

Além de O Agente Secreto, outros representantes brasileiros apareceram na pré-lista do Oscar:
- https://cinemaguiado.com.br/tag/Adolpho-Veloso/o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo filme Sonhos de Trem;
- o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa;
- o documentário Yanuni, dirigido por Richard Ladkani.
- o curta-metragem Amarela, dirigido por André Saito.
Além de figurar na shortlist de Melhor Filme Internacional, O Agente Secreto também vem sendo citado por parte da crítica especializada como um possível concorrente em outras categorias, como Melhor Filme e Melhor Ator, pela atuação de Wagner Moura, mas isso nós saberemos apenas em 22 de janeiro, quando todas as indicações serão divulgadas.
Herbert Bianchi é diretor e roteirista formado em Cinema pela FAAP. Foi indicado ao Prêmio Shell em 2017 e conta com mais de 15 anos atuando em cinema e teatro. Em 2023, criou o Cinema Guiado, um projeto dedicado à curadoria de bons filmes e à compreensão da linguagem cinematográfica.
