A perfuração irresponsável de um bilionário causa uma crise global no filme mais exaustivo e autoindulgente do diretor mexicano.
Digger (2026)
Direção: Alejandro G. Iñárritu
Duração: 129 minutos
Avaliação: ★ ★ ☆ ☆ ☆ (2/5)
O novo filme do diretor mexicano vencedor do Oscar, Alejandro González Iñárritu, é sempre um evento. Por isso, é desconcertante descobrir que o evento em questão é o filme mais decepcionante do ano: uma sátira superficial, caótica e autoingulgente com um truque na manga, apresentando atores muito bons em atuações não muito boas. Há momentos para se apreciar na exuberante atuação de Tom Cruise, sim, mas o valor do filme reside principalmente em algumas imagens oníricas e perturbadoras, distorcidas e saltando da tela, criadas pelo diretor de fotografia Emmanuel Lubezki.
Um magnata do petróleo texano, idoso e barrigudo, chamado “Digger” Rockwell, é visto levantando-se inquieto pela manhã, mimando seu terrível gato com incontinência, e recebendo mensagens urgentes de seus subordinados sobre uma certa situação que se desenrola em sua plataforma de perfuração no Ártico congelado.
Ele é interpretado por Tom Cruise, com uma calvície rala e várias próteses, além de um sotaque caipira e um chapéu emprestado do major do exército que cavalgava bombas, interpretado por Slim Pickens em Dr. Fantástico, de Kubrick. Seu bem mais precioso é a velha pá surrada que seu avô usou um século antes, quando cavava em busca de petróleo quando era um jovem sem um tostão. Digger gosta de exibir a pá para deixar sua marca.
Os problemas de Digger – e do mundo – chegam ao auge quando ele é informado por seu cientista-chefe, Ganesh (Riz Ahmed), um sujeito constrangedoramente educado, queixoso e aterrorizado, que as práticas irresponsáveis de perfuração da empresa, sobre as quais Ganesh vem alertando Digger há algum tempo, causaram uma crise: um enorme bloco de gelo, muitas vezes maior que a ilha de Manhattan, se desprendeu da massa continental do Ártico e agora se move rapidamente em direção à costa da Noruega. Seu impacto iminente será como um ataque nuclear.
Agressivamente insolente até o fim, Digger consegue ser convidado para a reunião de crise na Casa Branca, presidida pelo abatido e doente Presidente Compson, interpretado de forma rabugenta por John Goodman, com a presença de vários altos oficiais militares e políticos engravatados, incluindo o vice-presidente, um papel bastante insosso no qual Michael Stuhlbarg é desperdiçado.
Digger assume o comando de fato, criticando duramente a relutância do presidente em assumir a responsabilidade por uma situação criada por seus subsídios e permissões políticas. Enquanto isso, na residência de Digger, Sandra Hüller praticamente não tem nada a fazer como sua meia-irmã, um papel cuja substância pode muito bem ter sido abandonada na edição.
Mas espere. As caracterizações estridentes e ásperas do filme são parcialmente explicadas por um desenvolvimento repentino e inesperado da trama, mas isso só cria uma segunda linha narrativa na qual as atuações são… bem… simplesmente inibidas e desinteressantes.
O momento de destaque de Tom Cruise é seu discurso imponente e desdenhoso para um megaparlamento de incompetentes da ONU, todos gritando, apontando e vestidos de cinza, no qual Digger, desafiadoramente, dilacera a hipocrisia deles em fingir desprezar o petróleo, enquanto permanecem completamente dependentes dele por todas as suas conveniências de consumo. (Mas olha que curioso, Digger não ataca os jatos particulares das estrelas e executivos de cinema.) Ele também afirma, com raiva, que a transição para energias renováveis simplesmente não é viável. Sério? Mesmo assim, a afirmação de Digger permanece incontestada.
Só quando a grande reviravolta narrativa do filme acontece é que percebemos como nosso envolvimento com a ação é minado. Assim como em Não Olhe Para Cima, de Adam McKay, pode haver um consenso tácito, compreensível até certo ponto, de que pelo menos temos um grande filme comercial que aborda a questão mais importante do nosso tempo, e que temos o dever de suspender as críticas. Digger certamente ressoa com o desejo ganancioso de Donald Trump de devastar o Ártico e todos os outros lugares. No entanto, é superficial e exagerado, caindo em um buraco pós-moderno. E o que você faz quando está em um buraco?
Confira o trailer do filme:

BBC é a sigla para British Broadcasting Corporation (Corporação Britânica de Radiodifusão). É a principal organização de rádio e televisão do Reino Unido, sendo a maior e mais antiga emissora pública de serviço do mundo, financiada principalmente por uma taxa governamental paga pelos cidadãos britânicos

