Filmes inesquecíveis e surpreendentes que mostram toda a versatilidade e PODER TRANSFORMADOR do cinema ATUAL
Alguns filmes você esquece em minutos, outros ficam com você para sempre.
Filmes que emocionam, que chocam e, às vezes, até mudam a maneira como nós enxergamos o mundo são raros, mas existem. Por trás de cada um desses documentários, existe uma verdade que talvez não queiramos ouvir, mas temos que encarar.
Hoje vamos conhecer 5 documentários obrigatórios da Netflix que são mais que meros filmes, mas convites à reflexão, experiências totalmente transformadoras que te acompanharão por um bom tempo.
5.
Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

E pra abrir essa lista eu vou trazer um documentário de 2015 indicado ao Oscar coloca você dentro da Praça Maidan, em Kiev, durante os protestos de 2013 e 2014. Entre barricadas, enfrentamentos e a repressão policial, nós acompanhamos o nascimento de uma revolução popular contra um governo autoritário.
O impacto é imediato: é possível sentir a energia e a dor de quem luta pela liberdade, mesmo sob risco de ser morto. E no momento atual, com a guerra ainda em curso na Ucrânia, o filme ganha um peso ainda maior — quase como um prelúdio de uma tragédia anunciada.
4.
13ª Emenda

Dirigido por Ava DuVernay, esse documentário indicado ao Oscar em 2017 investiga como o sistema carcerário dos Estados Unidos se tornou um mecanismo de perpetuação do racismo.
Através de entrevistas exclusivas, dados históricos nunca antes revelados e imagens inéditas impactantes, o filme mostra como a 13ª Emenda da Constituição Americana, que teoricamente aboliu a escravidão, abriu brechas para novas formas de opressão.
E mesmo sendo um retrato dos EUA, os temas ecoam profundamente em vários países, incluindo o Brasil — especialmente quando pensamos em desigualdade, encarceramento em massa e violência policial.
É um dos documentários mais urgentes da Netflix, porque nos obriga a enxergar estruturas de poder que ainda sustentam injustiças hoje em dia.
3.
Ícaro

Este foi o sétimo filme distribuído pela Netflix a ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário e o primeiro a vencer na categoria. Um documentário surpreendente sobre uma história nunca antes revelada.
Realizado por Bryan Fogel, o filme parte de uma investigação sobre o uso de doping no ciclismo, mas logo se transforma em algo maior e mais sombrio quando um dos entrevistados revela a existência de um grande esquema de fraude olímpico na Rússia.
“Ícaro” nos envolve na elaborada e perigosa teia de escândalos que abalou profundamente a comunidade esportiva internacional e arranhou para sempre a imagem dos russos.
2.
PROFESSOR POLVO

Aqui o tom muda, mas a intensidade aumenta.
O cineasta Craig Foster cria uma relação de afeto com um polvo que encontra durante mergulhos na costa da África do Sul.
Ao acompanhar o animalzinho de perto, ele descobre inteligência, sentimentos complexos e até criatividade em um ser marinho que, à primeira vista, parecia ser muito diferente de nós.
Em tempos em que falamos tanto sobre crise ambiental e destruição dos oceanos, o documentário lembra que somos parte de uma rede de vida muito maior e que precisamos urgentemente cuidar dela.
O filme venceu o Oscar de Melhor Documentário em 2021 e vai te emocionar da primeira à última cena.
1.
As Mortes de Dick Johnson

Nesse filme ousado e corajoso, a diretora Kirsten Johnson encontra uma forma única de lidar com o envelhecimento e a perda iminente de seu pai. Juntos, eles encenam mortes absurdas e engraçadas, transformando a tragédia da finitude em um exercício de amor e imaginação.
O resultado é emocionante, porque mistura humor, dor e ternura em igual medida.
Num mundo que evita falar de morte, esse documentário abre espaço para tratá-la com mais humanidade, coragem e até leveza.
Histórias versáteis e imprevisíveis, como a vida
Esses cinco documentários mostram a versatilidade do cinema: eles podem denunciar, emocionar, nos fazer refletir ou simplesmente nos lembrar da nossa humanidade. Mais do que entretenimento, eles são experiências que atravessam o espectador.
E agora eu quero saber: qual desses você já assistiu e qual mais mexeu com você? Conta aqui nos comentários.
Herbert Bianchi é diretor e roteirista formado em Cinema pela FAAP. Foi indicado ao Prêmio Shell em 2017 e conta com mais de 15 anos atuando em cinema e teatro. Em 2023, criou o Cinema Guiado, um projeto dedicado à curadoria de bons filmes e à compreensão da linguagem cinematográfica.
